Lula: País desenvolve projeto pioneiro de hidrelétricas

O Brasil está desenvolvendo um projeto pioneiro de hidrelétricas construídas como se fossem plataformas marítimas de exploração de petróleo, informou hoje o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, o esboço desse projeto já chegou a ser apresentado “até em Nova York”. O projeto descrito por Lula fica no Complexo do Rio Tapajós, no Pará, e está em estudo pela Eletrobrás.

“Esse é um projeto que eu penso que será uma revolução na construção e produção de energia no mundo. Esse modelo me foi apresentado pelo ministro Lobão (de Minas e Energia). Tivemos a oportunidade de, num debate em Nova York, apresentar o primeiro esboço desse projeto e nós achamos que ele vai revolucionar toda a construção de hidrelétricas em qualquer país do mundo”, afirmou Lula.

De acordo com o presidente, o projeto vai se chamar “hidrelétrica-plataforma” e não deve gerar impactos significativos para o meio ambiente. “Vai fazer o desmatamento apenas para construir e depois será tudo reflorestado para não ter ocupação. E eu penso que essa será uma novidade que a gente vai discutir quando estiver discutindo a questão climática”, acrescentou o presidente.

Voltar ao topo