União

Lula e Cristina Kirchner discutem sistema de pagamento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se nesta segunda-feira (8) com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Eles devem discutir os últimos ajustes para a implementação do sistema de pagamento em moeda local, que elimina o dólar das transações comerciais entre Brasil e Argentina.

Com esse sistema, as empresas poderão fazer compras e vendas em real e peso. Em agosto, quando esteve em Buenos Aires, o presidente Lula disse que a medida permitirá redução de custos do comércio, sobretudo para as pequenas e médias empresas, aproximará os sistemas dos bancos centrais e estimulará a consolidação de mercados cambiais em moeda nacional.

Na reunião no Palácio do Planalto, Lula e Cristina devem assinar acordo de cooperação para identificar projetos de desenvolvimento e integração da cadeia produtiva entre os dois países, sendo que cada um financiará seus próprios projetos por meio de suas instituições oficiais – do lado brasileiro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo país vizinho, o Banco de Inversión y Comercio Exterior (Bice).