Lula discutirá caso Odebrecht com Equador

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutirá nesta terça-feira (30) com o presidente do Equador, Rafael Correa, em Manaus (AM), a crise envolvendo a empreiteira brasileira Odebrecht naquele país. Em entrevista no Palácio do Planalto no final da tarde desta seguna (29), o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, informou que Lula está preocupado com a situação da construtora – cujas operações no Equador foram suspensas pelo governo, que considera que a empresa não cumpriu os contratos. Lula, segundo o porta-voz, está preocupado “sobretudo com a situação dos funcionários da empresa, cujos direitos estão suspensos”. “O governo tem a empresa brasileira em alto conceito”, disse o porta-voz.

Baumbach informou que a Embaixada do Brasil no Equador atua junto a autoridades equatorianas para superar a crise. “A informação que se tem até o momento é a de que as negociações têm avançado de maneira positiva. O presidente espera que levem a uma solução satisfatória para ambas as partes.

Lula, que está no Rio de Janeiro, embarca nesta terça, às 7h30, de Brasília para Manaus. Na capital do Amazonas, o presidente brasileiro terá encontro, ainda pela manhã, com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Ele almoça com Chávez e Corrêa e com o presidente da Bolívia, Evo Morales. À tarde, Lula tem encontros bilaterais com Morales e Corrêa.