Lula defende enfoque na economia real

O presidente Luiz Inácio Lula afirmou nesta quarta-feira (19) que “o mundo enfrenta uma crise financeira de proporções sem precedentes”. Em discurso durante almoço oferecido ao presidente da Coréia do Sul, Lee Myug-bak, Lula disse que é preciso “privilegiar a economia real, os investimentos produtivos e as atividades geradoras de renda e empregos para conter a ameaça da recessão”.

Sobre a posição manifestada pelo Brasil e pela Coréia do Sul no encontro do G20 (grupo dos países em desenvolvimento) sobre a crise financeira mundial, o presidente afirmou que os dois países concordam sobre a necessidade de criar mecanismos transparentes e eficazes de regulação. “Somente com regras claras poderemos evitar a repetição de crises o futuro.”

Lula afirmou também que a conclusão da Rodada Doha é uma “necessidade urgente”. “A conclusão da Rodada Doha deixou de ser uma oportunidade. Ela é hoje uma necessidade urgente. O comércio livre será um poderoso instrumento de resolução da crise.”

O G20 reuniu chefes de Estado e de Governo de 19 grandes economias desenvolvidas e emergentes no último sábado (15), em Washington, nos Estados Unidos.