O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (18) que o sistema financeiro dos países ricos está “um pouco apodrecido”. A crítica do presidente foi feita ao comentar a demora da União Europeia para resolver o problema da crise econômica da Grécia. “Se a Europa inteira tivesse resolvido logo o problema da Grécia, isso não teria chegado à Espanha, Itália e a Portugal. E também teríamos descoberto logo que o sistema financeiro está um pouco apodrecido no chamado grupo rico”, disse Lula, durante cerimônia de inauguração da siderúrgica CSA, na zona oeste do Rio de Janeiro.

continua após a publicidade

Lula também criticou os países ricos por não terem adotado a maioria das resoluções da última reunião do G20 (grupo de 20 das maiores economias do mundo), entre elas a injeção de recursos no Fundo Monetário Internacional (FMI). “Quem botou dinheiro no FMI foi o Brasil, a China, a Índia”, disse Lula.

O presidente também afirmou que só sancionou o aumento de 7,7% para os aposentados porque os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo, aceitaram fazer cortes no orçamento dos ministérios e nas emendas de parlamentares.

continua após a publicidade