Lula comemora PIB e vê fim de ‘empáfia’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que “acabou definitivamente a empáfia” de empresários, trabalhadores e parte da imprensa, ao comemorar o resultado da recuperação do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, que registrou alta de 1,9%. Em discurso de improviso para integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), ele estendeu a crítica inclusive aos ex-presidentes da República. “Acabou a empáfia de presidentes da República que tinham medo de conversar com as pessoas. Acabou a empáfia de empresários que achavam que não precisavam do Estado e a empresa privada era a solução para tudo”, disse o presidente.

No seu discurso, Lula ainda criticou os sindicalistas. “Acabou a empáfia dos trabalhadores que achavam que não podiam se sentar à mesa para discutir”. O presidente também não poupou setores da imprensa. “Eu penso que acabou a empáfia de parte da imprensa que achava que com suas manchetes podia criar o clima que bem entendesse.”

Ao comentar medidas tomadas pelo governo para combater a crise financeira, Lula ressaltou o diálogo com setores diversos da sociedade. O presidente avaliou que, no passado, por falta de diálogo, foram feitos muitos planos econômicos que não deram certo. “Era como se a política fosse uma cartola de coelho. Você tira planos e planos que acabam não dando certo”, acrescentou.

Crise

Lula disse também que na sua opinião a crise financeira global está vencida no Brasil e o que falta, agora, é a recuperação no mercado externo. “Acho que ela (a crise) está vencida no Brasil. O que tem é a dificuldade do mercado externo”, disse o presidente, comentando que não sabe se o fluxo do comércio internacional voltará aos mesmos níveis, diante da turbulência.

Voltar ao topo