Lula “autoriza” reforma em três etapas

Brasília  – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu sinal verde para que o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (SP), negocie um acordo com a oposição para aprovar a reforma tributária. O presidente recebeu para reunião no Palácio do Planalto, além de Mercadante, o relator da proposta de reforma tributária, Romero Jucá (PMDB-RR), o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

O acordo começou a ser elaborado na semana passada e prevê a implementação da reforma em três fases. A primeira teria validade a partir de 2004, com o repasse da CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, o imposto dos combustíveis), a desoneração das exportações, o Fundo de Compensação para os estados e a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, o imposto do cheque).

A segunda fase, em 2005, seria implementada com o fim da guerra fiscal, e a terceira e última fase, em 2007, com a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

O relator da matéria, Romero Jucá, disse que a principal preocupação do presidente da República é aprovar a reforma ainda este ano. O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante, teria ainda a liberdade de negociar a inclusão de mais ítens que seriam incluídos na primeira fase da reforma.

Ainda ontem os líderes governistas se reuniram com os líderes de oposição para dar prosseguimento às negociações.

Voltar ao topo