Loyola aposta em virada do mercado

O ex-presidente do Banco Central Gustavo Loyola está convencido de que o mercado pode dar uma virada nas próximas semanas. ?Acho que estamos na rabeira dos movimentos especulativos?, disse, apostando que há grande potencial para uma reversão de expectativas do mercado. ?Quando o mercado está buscando uma reversão, uma medida do BC, como a de hoje (3), pode ser o peteleco que faltava para essa reversão.?.

Assim, segundo Loyola, o comportamento do mercado ao longo deste mês vai determinar a continuidade ou não da política de intervenção do BC nos próximos meses. ?Se o BC perceber que não está dando certo, que está jogando dinheiro fora, pára?, afirmou. Trata-se de uma aposta bastante subjetiva, admitiu o ex-presidente do BC, mas que está lastreada em algumas evidências.

Loyola disse que o ajuste no preço dos ativos já teria ido longe demais. ?Há um limite para essa trajetória?, sustentou.

A partir de uma análise mais técnica, os investidores começam a avaliar se não valeria a pena correr o risco eleitoral. ?O mercado está avaliando se não está indo longe demais?, afirmou, apostando que houve uma antecipação exagerada da leitura das pesquisas de intenção de votos. Loyola ainda aposta na bipolarização da campanha entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Serra (PSDB), com espaço para crescimento do tucano quando o horário eleitoral começar, em 20 de agosto.

Os rumores de crescimento de Ciro Gomes (PPS) não o preocupam. Um melhor desempenho seria natural, segundo ele, já que Ciro teve ampla exposição na TV. ?Ciro vai crescer em cima do Lula, que tem um eleitorado mais flutuante, o que comprova que tudo que é sólido desmancha no ar?, disse, numa citação do livro de Milan Kundera, best-seller dos anos 80.

Voltar ao topo