Lojas de eletros registram crescimento das vendas

São Paulo 

– As vendas de eletroeletrônicos cresceram em outubro 18,76% na comparação com setembro. Em relação a outubro de 2001, a alta é de 0,66%. O levantamento, realizado pela Eletros Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos mostra ainda que de janeiro a outubro as vendas estão 0,14% acima do ano passado.

– O setor está começando lentamente a recuperar as perdas do ano anterior, embora ainda não tenha sido possível compensá-las integralmente – disse em nota o presidente da Eletros, Paulo Saab.

A recuperação de outubro foi um reflexo de mais negócios na área de linha branca (geladeiras, freezers, fogões, etc). As vendas do segmento foram 19,7% maiores que as de setembro e 7,5% acima das de outubro de 2001. No acumulado do ano, porém, o resultado ainda é 2,43% menor do que em igual período do ano passado. Na linha de imagem e som, as vendas cresceram 27,74% em relação a setembro, mas ficaram 4,06% abaixo na comparação com outubro de 2001. No acumulado do ano o saldo é positivo, de 6,7%. As vendas de televisores, por exemplo, estão 10,24% acima de 2001 e os fabricantes confirmam a expectativa de atingir a marca de 5 milhões de unidades.

Na linha de eletroportáteis, as vendas mantiveram-se praticamente no mesmo patamar de outubro do ano passado, com queda de 0,62%. Em relação a setembro, houve recuperação de 11,19%, e, no acumulado do ano, a variação é negativa em 2,64%.

Voltar ao topo