Lobão: emissão específica irá capitalizar Petrobras

O governo fará uma emissão específica de títulos públicos para capitalizar a Petrobras, conforme informou hoje o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Ele fez a afirmação durante exposição inicial em reunião com a bancada do PMDB, na Câmara. “O pagamento da União poderá ser feito por meio de títulos públicos. Para tanto, isso exigirá uma emissão específica para capitalizar a Petrobras”, disse.

O ministro salientou que para explorar o petróleo do pré-sal serão necessários investimentos de “centenas de bilhões de dólares” nos próximos 30 anos. “A Petrobras será responsável pela maior parte desses investimentos”, afirmou, acrescentando que a Petrobras tem a maioria dos blocos já concedidos. “Portanto, ela precisa de recursos para desenvolver esses campos que ganhou”, avaliou.

O ministro ressaltou também que, como sócia controladora da Petrobras, a União tem interesse em capitalizar a companhia para viabilizar a exploração das áreas do pré-sal. “Por que afinal capitalizar a Petrobras? Para aumentar sua capacidade de financiamento e poder investir”, argumentou. Segundo Lobão, quanto maior seu capital e patrimônio, melhores serão as condições de captar no exterior.