As chamadas locais de telefones fixos para celulares (VC-1) ficarão 7,99% mais caras a partir do próximo domingo nas áreas de atuação da Telefônica, Brasil Telecom, Sercomtel (PR) e CTBC Telecom (Triângulo Mineiro). O reajuste autorizado ontem pelo conselho diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) deverá ser publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira, e terá que ser informado aos usuários pelas operadoras por meio de anúncios nos jornais de grande circulação 48 horas antes de entrarem em vigor.

continua após a publicidade

Essas empresas fecharam com as teles móveis um acordo para o reajuste das tarifas de interconexão (VUM), pré-requisito imposto pela Anatel para a homologação do reajuste ao consumidor. Pelo acordo, as teles acertaram a aplicação de um reajuste de 4,5% para a interconexão.

Como ainda não apresentou à agência um acordo sobre as tarifas de interconexão, a Telemar será a única concessionária de telefonia fixa que não poderá reajustar as tarifas locais para o usuário.

Esse aumento poderia estar em vigor desde fevereiro, quando completaram 12 meses desde o último reajuste, se as empresas já tivessem um acordo sobre essas tarifas.

continua após a publicidade

O reajuste máximo ao consumidor, definido pela Anatel no início de abril, foi de 8,43%, mas em negociação com o Ministério das Comunicações as empresas aceitaram repassar um aumento de 7,99%. Mesmo assim, sua aplicação ficou condicionada pela agência a um acordo sobre a interconexão.