Lerner entregou 17.500 obras

O governador Jaime Lerner realizou 19.416 obras durante oito anos de administração do Estado. Deste total, 17.542 foram entregues e 1.645 estão em andamento, com recursos garantidos para a conclusão. Outras 229 estão paralisadas por causa de pendências judiciais, mas também têm verbas asseguradas para o término.

“Concluímos 90% das obras iniciadas. Fechamos o governo com chave de ouro, com a sensação do dever cumprido”, disse o governador. “Este número representa um salto significativo nas obras públicas do Paraná. Todas estão realizadas e pagas. Foram tantos projetos que não tive tempo de inaugurar todas e nem capitalizá-las politicamente”, concluiu Lerner.

O número de obras faz parte de um relatório de oito volumes de realizações do Governo Lerner entregue ontem ao presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Rafael Iatauro. “No primeiro relatório constavam 890 obras inacabadas e que hoje o governo reduziu para menos de um terço. Este resultado é exemplar”, disse o presidente do Tribunal de Contas.

Na contabilidade estão construções e reformas de prédios públicos, obras de infra-estrutura urbana, saneamento, energia, transportes, meio ambiente e habitação. “Somente na habitação são 60 mil novas casas populares, com a construção de 1.024 conjuntos residenciais e 412 vilas rurais”, destacou o governador Jaime Lerner.

O governador afirmou que o Estado produziu programas inovadores como o Paraná Urbano. “Pela primeira vez as prefeituras paranaenses tiveram acesso a recursos internacionais para realizar seus projetos”, afirmou. O programa financiou 3.799 projetos. “Esse acervo de construções anos é uma das marcas de meu governo que mais me deixa satisfeito. Sinto-me feliz e recompensado”, disse o governador.

Voltar ao topo