O secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, afirmou nesta quarta-feira, 20, que o governo ainda vai enviar projetos de lei para facilitar os mecanismos de cobrança de dívidas do INSS e também para alterar as regras dos regimes dos militares. “Serão enviadas em um segundo momento”, afirmou.

continua após a publicidade

Como o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) antecipou na minuta da reforma da Previdência, as regras de policiais militares e bombeiros dos Estados estarão vinculadas às das Forças Armadas.

continua após a publicidade

No caso das leis de cobrança de dívidas, haverá facilitação dos mecanismos de cobrança, além dos instrumentos para alienação judicial de bens.

continua após a publicidade

Segundo Bianco, as medidas foram desenhadas para garantir a sustentabilidade do sistema “para que possamos assegurar pagamento em dia de todos os benefícios”, afirmou. “Quem ganha mais contribuirá mais, quem ganha menos contribuirá menos”, ressaltou.

O secretário especial adjunto garantiu ainda que “há ampla garantia de direitos adquiridos”. Isso valerá para quem já completou as condições atuais para que se possa pedir a aposentadoria “independentemente de ter ou não pedido o benefício”.

Bianco informou ainda que o sistema de capitalização será uma opção para o trabalhador, com contas individuais de contribuição.