Leilão de energia alternativa terá 36 empreendimentos

A Agência Nacional de Energia (Aneel) anunciou nesta quinta-feira (14) que os responsáveis por 36 empreendimentos entregaram a documentação necessária à pré-qualificação para se candidatarem a vender energia no leilão de fontes alternativas marcado para a próxima segunda-feira.

Dos 36 empreendimentos confirmados, 17 são pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e 19 são termelétricas movidas a biomassa. Isso significa que, apesar da defesa da energia eólica feita por ambientalistas como forma de combater o aquecimento global, nenhuma central de energia eólica vai participar do leilão. Na fase de habilitação, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) havia avalizado tecnicamente nove empreendimentos desse tipo, que poderiam gerar 939 Megawatts (Mws).

Somados, os 36 empreendimentos confirmados têm potência para gerar 495,8 MWs. O número de usinas e a energia a ser vendida são em total bem inferior ao que havia sido habilitado pela EPE. Ainda ontem, a EPE anunciou que havia habilitado 87 usinas, com potência total prevista de 2.803 MW. A redução significa que boa parte das usinas que haviam sido habilitadas não depositaram as garantias financeiras e de proposta para confirmar a participação no leilão.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.