Leilão de concessões de linhas de transmissão atrai 45 empresas

Brasília – Um total de 45 empresas, individualmente ou agrupadas em consórcio, apresentou hoje, na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), em São Paulo, os documentos exigidos para participação no leilão de concessões de linhas de transmissão que a Aneel realizará no próximo dia 23 de setembro, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

A Aneel analisará a documentação apresentada e, até o próximo dia 27, divulgará a lista dos pré-qualificados. Pelo cronograma do leilão, o depósito das garantias será feito pelas empresas pré-qualificadas até o dia 22 de setembro, também na CBLC. A assinatura dos contratos de concessão está prevista para o dia 30 de dezembro deste ano. Apresentaram documentação investidores de três países: Brasil, Espanha e Itália.

As concessões destinam-se à construção, operação e manutenção de 1.787 quilômetros de novas linhas de transmissão da rede básica a serem construídas em oito estados: Paraná, São Paulo, Piauí, Ceará, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso e Minas Gerais. Todos os lotes que serão ofertados no leilão tiveram interessados.

As novas linhas, que integram o planejamento estratégico do Governo Federal, irão reforçar a capacidade de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN), e possibilitar a geração de cerca de 3.600 empregos diretos e outros oito mil indiretos em 144 municípios das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Voltar ao topo