Lapa reúne produtores de cebola orgânica

O 14.º Encontro Estadual de Produtores de Cebola reuniu na última quarta-feira (31), no município da Lapa, cerca de 700 agricultores interessados em novas tecnologias de produção e mercado. O evento foi realizado pelo governo do Estado através da Secretaria da Agricultura e Abastecimento- Seab/ Paraná 12 meses, e coordenado pela Emater do Paraná, com apoio da Prefeitura, Cooperativa Mista Bom Jesus, Embrapa Florestas e sindicatos Rural e dos Trabalhadores Rurais da Lapa.

Nos últimos oito anos, a produtividade média alcançada pelos produtores de cebola paranaenses cresceu mais de 30%, graças à capacitação de técnicos tanto do setor público quanto do privado, encarregados de transmitir novas técnicas de plantio, manejo de solos, colheita e armazenamento.

Na safra 2003/04, cerca de 6 mil pequenos agricultores produziram 80.124 toneladas de cebola numa área de 5.935 hectares, com produtividade média de 13.500 kg/ha, uma grande evolução quando comparada à produtividade média da safra 1995/96 quando atingiu-se uma produtividade de 10. 348 quilos por hectare numa área praticamente igual, de 5.826 hectares.

Segundo o engenheiro agrônomo da Emater/PR Iniberto Hamerschmidt, a cultura da cebola é tipicamente familiar, com forte participação da mulher e filhos. Assim, não foi surpresa a posse de Odete Metzger Czanovski, de Balsa Nova, na presidência da Associação Paranaense de Produtores de Cebola – Apace. O objetivo da Associação, fundada em novembro último, é reunir os interesses de todos os produtores de cebola, principalmente no que se refere à comercialização, “uma etapa sobre a qual não temos ainda a força necessária para obtermos o lucro necessário para investimentos”, explica Odete. A diretoria da Apace tem ainda a tarefa de organizar o 18.º Encontro Nacional de Produtores de Cebola, que será realizado no Paraná em 2006.

Voltar ao topo