Lagarta leva emergência a outro Estado e ameaça safra

Uma lagarta de coloração esverdeada, medindo pouco mais de 3 centímetros, já é considerada a maior ameaça ao desempenho da agricultura brasileira na safra 2013-14. A Helicoverpa armígera, nome científico da praga, teve a presença constatada em lavouras da Bahia em março, mas já se espalha por 12 Estados. Na segunda-feira, 18, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, declarou estado de emergência fitossanitária nas lavouras do Mato Grosso, maior produtor brasileiro de grãos, em razão da infestação da lagarta.

O Estado é o segundo, depois da Bahia, a entrar em situação de emergência em razão dos ataques da praga. A medida possibilita que o órgão estadual de defesa agropecuária elabore um plano de supressão baseado nos conceitos e práticas do Manejo Integrado de Pragas, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A especificação das áreas atingidas pela praga em Mato Grosso ainda será divulgada.

Em outubro, a presidente Dilma Rousseff autorizou o Ministério da Agricultura a adotar procedimentos de controle da praga quando declarado oficialmente o estado de emergência fitossanitária. Nessas áreas, pode ser feito o uso controlado de inseticidas e outros produtos químicos de combate à praga, entre eles alguns ainda não autorizados para uso contínuo nas lavouras. O respeito ao vazio sanitário, com a interrupção do plantio de cultivos hospedeiros para quebrar o ciclo da praga, e a adoção de áreas de refúgio e rotação de culturas estão entre as medidas recomendadas. O prazo da emergência fitossanitária para os dois Estados é de um ano.

Goiás e Minas Gerais também reivindicam a decretação da emergência em razão da alta infestação em algumas regiões. A praga espalhou-se também por Mato Grosso do Sul, Tocantins e Maranhão, tendo sido encontrada nos arredores do Distrito Federal. Em São Paulo, foram relatadas infestações no sudoeste e no Vale do Paranapanema. Produtores do Paraná encontraram insetos na palha do trigo, durante o plantio de verão. Houve registros de ataques também no Rio Grande do Sul. A lagarta infesta, principalmente, soja, milho e algodão, mas já foi encontrada devorando até cultivos de alface.