A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, sugeriu que a instituição pode estar se preparando para reduzir as projeções de crescimento global. Lagarde alertou durante conferência no domingo que a aceleração da economia vai acelerar nos próximos 18 meses, mas que esse crescimento não será tão rápido como se esperava.

continua após a publicidade

Lagarde afirmou que os investimentos públicos foram inesperadamente fracos no início deste ano, embora eles devam melhorar neste segundo semestre e ganhar força em 2015. Os países em desenvolvimento também não cresceram tão rápido quanto se esperava, acrescentou.

Ela também chamou atenção para os EUA. Para a diretora-gerente do FMI, a recuperação econômica norte-americana depende da capacidade de o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) reduzir gradualmente as medidas de estímulos e de os políticos alcançarem um acordo para um plano fiscal.

O FMI irá atualizar suas projeções de crescimento global neste mês. Em abril, a instituição estimou uma expansão de 3,6% para este ano e de 3,9% para o próximo. Fonte: Associated Press.

continua após a publicidade