Lagarde: fracasso com dívida gera risco de turbulência

Economias avançadas precisam de estratégias confiáveis para reduzir o nível recorde das dívidas no médio prazo, mas não devem se apressar para cortar a dívida ao mesmo tempo, alertou neste sábado a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde.

“Corremos o risco de retomar a turbulência se não agirmos com vigor suficiente”, comentou em conferência, observando que a dívida pública das economias avançadas do mundo deve alcançar 100% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013.

No entanto, ela avisou que o crescimento global vai ser muito atingido se os países tentarem reduzir o nível das dívidas na mesma velocidade. “Precisamos distinguir entre aqueles Estados que não têm opção e aqueles que podem ter um pouco de espaço”, disse.

Falando na mesma conferência, o ministro de Finanças de Cingapura, Tharman Shanmugaratnam, afirmou que, embora o crescimento econômico no mundo permaneça baixo, a maioria dos governos tem uma pequena margem para empregar estímulos fiscais. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna