Laboratório em Centro de Aftosa

Brasília

(AE) – O Ministério da Agricultura vai custear a construção e o equipamento de um laboratório especial, orçado em US$ 1,5 milhão, no Centro Panamericano de Febre Aftosa em Duque de Caxias (RJ). As obras começam em agosto e devem ser concluídas em oito meses, de acordo com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luiz Carlos de Oliveira. O anúncio foi feito ontem em reunião entre o ministro Pratini de Moraes, Oliveira e o diretor do Centro, Eduardo Correa Melo. “O Centro coordena os procedimentos de combate à febre aftosa na América do Sul e promove auditorias técnicas em cada um dos países de modo independente. Como o Brasil é a sede do Centro, o governo federal vai custear a construção do novo laboratório”, explicou Oliveira. “O ministro manifesta todo o apoio para ações pela erradicação da febre aftosa no continente, especialmente no Cone Sul”, disse o secretário.

“Mesmo que o Brasil erradique a doença em todo o seu território, se os países vizinhos ainda registrarem casos o risco de reintrodução da doença no Brasil será muito grande, daí a necessidade de uma ação continental coordenada”, ressaltou o diretor do Centro, Correa Melo.

Correa Melo anunciou que entre os dias 25 de novembro e 6 de dezembro o Centro será sede de reunião das comissões especializadas em aftosa e da comissão do Código Zoossanitário da Organização Internacional de Epizootias (OIE). “Pela primeira vez estas comissões estarão reunidas fora da França, desde a criação da OIE”, disse Correa Melo. “Isto é importante porque elas poderão fazer aqui as análises dos aspectos técnicos de propostas de países do continente, incluindo o Brasil, para o reconhecimento de novas áreas livres de aftosa”, concluiu.

Voltar ao topo