Justiça mantém IPCA indexando telefone

O TRF-DF (Tribunal Regional Federal de Brasília) negou ontem um recurso apresentado pelas operadoras de telefonia fixa contra a decisão da Justiça que reduziu o reajuste das tarifas este ano, e estabeleceu o IPCA como indexador, ao invés do IGP-DI. A decisão é do vice-presidente do Tribunal, desembargador Carlos Fernando Mathias.

Anteontem, o desembargador Antônio Ezequiel, relator do processo no tribunal, já havia negado um recurso (agravo de instrumento) da operadora CTBC. A ação analisada ontem era uma “suspensão de segurança” elaborada conjuntamente pelas operadoras Telefônica, Telemar, Brasil Telecom, Sercomtel e CTBC.

Segundo o desembargador, faltava ao pedido de suspensão de segurança “condição essencial ao recurso em questão”: “manifesto interesse público e ter o objetivo de evitar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas.”

Outras ações

O desembargador Antônio Ezequiel já negou outros quatro recursos apresentados pelas empresas Telefônica, Telemar, Brasil Telecom e Embratel, remetendo a definição sobre o assunto ao colegiado do tribunal. Ainda não há data para o julgamento.

Na semana passada, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) apresentou um agravo de instrumento que está sendo analisado pelo desembargador. Além do recurso da agência, existe ainda um agravo de instrumento da Brasil Telecom.

Voltar ao topo