Greve

Justiça determina abertura de alguns bancos

Dois interditos proibitórios estão mantendo agências do HSBC e do Itaú-Unibanco abertas em Curitiba, enquanto a greve dos bancários, que tem alcance nacional, entra em seu sétimo dia.

A medida obtida anteontem pelo Itaú fez com que o número de agências fechadas na capital e região, que era de 280 estabelecimentos, caísse para 239 (mais 7 centros administrativos), e os trabalhadores de braços cruzados fosse reduzido de 15 mil para 10 mil pessoas.

Como não houve nenhuma negociação entre bancos e grevistas ontem, a paralisação nos bancos que não conseguiram impedir o fechamento das agências na justiça deve seguir durante o dia de hoje.

O interdito proibitório é uma medida judicial utilizada com a justificativa de proteção do patrimônio das instituições. A ordem concedida pela justiça acaba limitando as greves, já que proíbe a promoção de piquetes ou bloqueios às agências.

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, como não há bloqueio nas portas dos estabelecimentos, os funcionários dos bancos privados, com receio de serem demitidos, sentem-se inseguros para aderir à greve.

Já a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) argumenta que os piquetes “ferem o direito dos cidadãos de acessar os serviços bancários essenciais, como saques e depósitos”, ao justificar os pedidos de interditos feitos à justiça.

Em Curitiba, o HSBC, o Itaú-Unibanco e o Bradesco já obtiveram a ordem judicial. Porém, ainda na semana passada, o Sindicato dos Bancários conseguiu, através de um mandado de segurança, reverter a ordem em favor do Bradesco.

A entidade informa que está tentando fazer o mesmo em relação aos outros dois bancos. Porém, até o final da tarde de ontem, ainda não tinham obtido sucesso. A greve dos bancários afeta pelo menos 76 municípios que estão na base da Federação dos Trabalhadores no Ramo Financeiro no Estado do Paraná (Fetec-PR), ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A última região a aderir foi a de Arapoti, depois de assembleia realizada anteontem. Assim, são 275 agências fechadas no interior do Paraná, com adesão de 4,1 mil bancários.

Já a Federação dos Bancários do Paraná (Feeb-PR) não divulga números, mas informa que a greve afeta pelo menos sete das dez bases regionais. Há pelo menos um interdito proibitório vigente, que mantém as agências do Bradesco abertas, em Cascavel.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna