Juros sobem mais uma vez e retornam ao patamar de 2003

Os juros de empréstimos pessoais e do cheque especial subiram mais uma vez em novembro e retornaram ao mesmo patamar das taxas verificadas em 2003. A informação consta da pesquisa mensal realizada pela Fundação Procon-SP em dez instituições financeiras do país. A entidade recomenda cautela aos consumidor e sugere que esperem momentos mais favoráveis para contrair empréstimos.

Segundo o estudo divulgado nesta quinta-feira (13), o juro médio cobrado nos empréstimos pessoais subiu para 6,15% ao mês – 0,11 ponto percentual maior do que verificado em outubro. Já o juro do cheque especial chegou a 9,24% – 0,28 ponto percentual a mais do que a taxa média do mês anterior.

De acordo com comunicado do Procon-SP, “não há dúvidas de que para o tomador de crédito, a situação piorou muito”. “As instituições financeiras decidiram apertar o crédito e as taxas de juros voltaram a subir de maneira expressiva.”

Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Banco Real, Banco Safra, Santander e Unibanco foram consultados para a pesquisa do Procon-SP. O levantamento foi realizado no último dia 4.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) foi procurada para comentar os resultados do levantamento. A entidade, entretanto, preferiu não se pronunciar sobre o assunto.