Juros de empréstimo e cheque em queda em agosto

As taxas de juros cobradas nas operações de empréstimo pessoal e cheque especial apresentaram pequeno recuo de julho para agosto, segundo pesquisa feita pela Fundação Procon-SP com dez instituições financeiras. Os bancos pesquisados estão cobrando, em média, juro de 5,16% ao mês nos empréstimos pessoais, menor que os 5,23% de julho. A taxa anual equivalente para esse tipo de operação é de 82,94%.

Já para o cheque especial o juro médio cobrado caiu de 8% em julho para 7,99% ao mês, em agosto. Ao ano, o juro do cheque especial está em torno de 151,40%.

Na avaliação dos técnicos do Procon, a tendência no mercado financeiro ainda é de manutenção dos juros. Em julho, apenas dois bancos baixaram as taxas de empréstimo pessoal: o HSBC (de 5,35% para 4,99% ao mês) e o Real (de 5,70% para 5,60%).

Segundo a entidade, a pesquisa de taxas de juros aponta para um “recuo inexpressivo nas taxas médias, tanto no empréstimo pessoal quanto no cheque especial”.

“É importante que o consumidor fique atento e, se possível, adie um pouco mais sua decisão de tomada de crédito. O crédito pessoal, no entanto, pode ser bem-vindo para quitar uma dívida cuja taxa de juros seja superior a do empréstimo contratado”, alerta o Procon.

Mesmo assim, os técnicos do Procon alertam para a cobrança de outras tarifas nas operações de crédito, como a TAC (tarifa de abertura de crédito), além do IOF (imposto sobre operações financeiras).

A pesquisa foi feita no dias 5 e 6 de agosto com os seguintes bancos: HSBC, Banespa, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Nossa Caixa, Real e Unibanco.

Voltar ao topo