Juro menor para casa própria de servidores

O governo do Paraná anuncia hoje um pacote de medidas direcionadas ao funcionalismo do Estado e a seus dependentes e que devem beneficiar pelo menos 360 mil pessoas. Um dos destaques é a assinatura de um convênio com a Caixa Econômica Federal, acordo que vai permitir ao servidor público obter financiamento para a compra da casa própria com desconto em folha de pagamento e, portanto, a juros menores que os praticadas no mercado. A solenidade de lançamento dos projetos será às 14h30, no Canal da Música, em Curitiba. 

O crédito oferecido pela Caixa serve não só para a aquisição de imóvel (novo ou usado), como também para a compra de material de construção e de lotes urbanizados, e para a reforma e a ampliação da casa. O valor que cada servidor poderá financiar depende da modalidade de crédito, mas chega a até 70% em casos de imóvel usado, por exemplo.

Renda

Não é exigida renda mínima. As taxas de juros variam de 1,75% a 2,6% ao mês, conforme o número de prestações o financiamento poderá ser feito em até 36 meses. Para estar apto a usufruir os benefícios do programa batizado de ?Casa Própria do Servidor? o funcionário precisa estar há pelo menos seis meses no serviço público estadual. O convênio vale também para aposentados do governo do Estado.

Visitas

Já na solenidade de lançamento, a Caixa estará com uma equipe tirando dúvidas e realizando simulações de financiamento. A partir da quarta-feira, gerentes do banco e técnicos da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) iniciarão uma série de visitas às repartições públicas, explicando o programa em detalhes. Se o servidor preferir, poderá procurar direto uma agência da Caixa, para coletar informações e fechar o contrato.

Mensalidade escolar

Outro programa que será lançado hoje é o Mensalidade Escolar/Desconto em Folha. Por meio desse programa, o servidor terá a opção de pedir o abatimento, no contracheque, da mensalidade que paga à creche, escola ou faculdade, do próprio funcionário ou de seus dependentes.

O Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Seap estima que, com a garantia de que o funcionário público vai pagar a mensalidade sempre em dia (já que vem descontada direto do salário), as instituições de ensino concedam descontos ao servidor. Indiretamente, o programa se torna uma medida de incentivo à educação do funcionário e de seus dependentes, na avaliação de técnicos do DRH.

Perfil

Mais uma ação do governo a ser anunciada no dia 6 é o Projeto Gente. Trata-se de um censo a ser realizado pela Seap e pela Paraná Previdência, que vai traçar o perfil do funcionalismo público paranaense. A partir desses dados, será possível implementar programas que atendam de maneira mais eficiente às necessidades dos servidores. A meta é encerrar a pesquisa no início do ano que vem.

Além dos programas inéditos, o governo vai apresentar medidas, já em execução, que estão sendo aperfeiçoadas. Entre elas, a inserção de menores infratores, o portal do servidor, o RH Paraná, Central de Estágio e a ampliação do Sistema de Atendimento à Saúde (SAS) do servidor.

Vídeo

O lançamento dos programas será feito por diversas autoridades do poder público estadual e por executivos da Caixa Econômica Federal. Na ocasião, será exibido um vídeo institucional sobre o papel e a importância da Seap. Uma exposição com dez estandes vai mostrar detalhes de cada programa. Haverá ainda uma palestra para os servidores públicos com o psicólogo Waldez Luiz Ludwig, um dos especialistas mais requisitados no país para falar sobre gestão de pessoas e de empresas.

Voltar ao topo