Juro menor para antecipação do 13.º salário

Alguns bancos já estão antecipando o 13.º salário que os trabalhadores estarão recebendo apenas no fim de novembro (primeira parcela) e até 20 de dezembro (segunda parcela). A linha de crédito especial aberta pelos bancos permite que o trabalhador antecipe valores que vão de 50% a 85% do valor da bonificação de Natal. O juro cobrado pelo empréstimo nessa modalidade varia de 3,41% a 4,30% ao mês.

Uma das exigências para adiantar o recebimento do 13.º salário é que o trabalhador tenha conta-salário no banco que oferta o crédito. A Caixa Econômica Federal abriu esse tipo de empréstimo também para aposentados e pensionistas do INSS que recebem os benefícios em conta da instituição.

Embora cada banco tenha definido valores mínimos e máximos para empréstimo, isso não significa que todos os correntistas terão acesso ao valor-teto. A liberação de crédito leva em conta a renda do trabalhador e sua capacidade de pagamento.

Em alguns bancos, como o Itaú, o pagamento do empréstimo será feito em apenas uma parcela, mediante débito automático em 20 de dezembro, data em que vence o prazo para que as empresas depositem na conta do funcionário a segunda parcela do 13.º. Em outros, como o Real, se o assalariado for receber o 13.º em duas parcelas, o empréstimo também será liquidado em duas vezes.

Embora, em geral, o trabalhador receba a primeira parcela do 13.º em 30 de novembro, muitos embolsam o valor antes, quando entram em férias. Nesse caso, terão direito apenas à segunda parcela, em 20 de dezembro.

Voltar ao topo