Juro alto para aposentados

Rio – O ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, disse ontem que os bancos têm condições de cobrar taxas de juros inferiores a 2% ao mês nos empréstimos a aposentados com desconto em folha de pagamento. Na primeira reunião com o ministro, representantes dos bancos propuseram taxas entre 4,5% e 5%. Para os trabalhadores da ativa, os juros ficariam em torno de 2%.

“Não há nenhuma razão para os bancos praticarem taxas mais elevadas para os aposentados. Cinco por cento é impossível”, afirmou Berzoini.

“O custo de captação dos bancos, hoje, está entre 1,3% e 1 4%. Não há razão para praticar nada superior a 2%. Acho até que é possível taxas abaixo de 2% ao mês”, acrescentou. Para ele, é “baixo” o risco de morte do beneficiário, razão alegada pelos bancos para a cobrança diferenciada. Uma lista com os nomes dos bancos que cobrarem as menores taxas será divulgada pela Previdência.

O ministério, disse Berzoini, dispõe de “instrumentos para ajudar no processo de negociação e viabilizar com que a força das entidades associativas possa garantir crédito barato para os aposentados”.

Voltar ao topo