José Dirceu nega acusações de envolvimento no “mensalão”

O ex-deputado José Dirceu (PT-SP) negou nesta quinta-feira (24) todas as acusações sobre o envolvimento no dele caso do "mensalão". Em depoimento à Justiça, em São Paulo, como parte do processo pelo qual é acusado por corrupção ativa e formação de quadrilha, Dirceu voltou a definir o esquema como uma "tese de ficção", da qual não participou e não teve conhecimento da existência. "O ministro Dirceu rebateu, pontualmente, todas a acusações contidas na denúncia. É importante porque foi a primeira vez que ele falou ao Judiciário e, portanto, teve alguém que vai apreciar o assunto de maneira técnica", disse o advogado José Luís Oliveira Lima, que o defende.

Dirceu deixou o edifício da 2ª Vara Criminal da Justiça Federal, na capital paulista, sem dar declarações. O ex-deputado do PT de São Paulo limitou-se a dizer: "Meu advogado vai falar." "Dirceu negou qualquer participação nos supostos fatos imputados na denúncia pelo procurador-geral (da República, Antonio Fernando Souza) e negou ter conhecimento da existência do esquema", reiterou Lima.

Ele disse que o ex-deputado do PT não sabia dos empréstimos feitos pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza ao partido. Nos encontros de Dirceu com representantes dos Bancos BMG e Rural, Dirceu ressaltou ter discutido outras questões que não a operação ao PT e a vantagem concedida às instituições, como a primazia em oferecer empréstimos consignados.

O advogado do ex-deputado lembrou que o único incidente ocorrido durante as duas horas de depoimento de Dirceu foi a descoberta de que os advogados do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, gravavam toda o testemunho, sem autorização. Ao saber do fato, a Justiça determinou que o depoimento fosse degravado. "Esse foi o único incidente que houve na audiência, mas que não atingiu nem o cliente nem a defesa", esclareceu. De acordo com Lima, os advogados de Jefferson podem ter acesso à audiência com o ex-deputado petista, porém, havia receio, por parte da Justiça de que a gravação fosse concedida a algum meio de comunicação social.

Conversa

Dirceu afirmou também não ter tido qualquer tipo de conversa envolvendo questões financeiras com o presidente nacional do PTB ou com a legenda dele. Segundo o ex-chefe da Casa Civil, assim que deixou a presidência nacional do PT e assumiu o ministério, a agenda e os compromissos fizeram com que a relação com a sigla ficasse distanciada.

Dirceu desqualificou as acusações de Jefferson sobre a existência do "mensalão", esquema que seria comandado pelo ex-ministro: "De uma maneira ou de outra, ele desqualifica, sim, quando nega, até porque as acusações do ex-deputado Roberto Jefferson (RJ), que foi cassado porque mentiu, é bom que se frise, no meu entender, são, manifestamente, hilariantes", reiterou o advogado do ex-ministro. Jefferson será ouvido pela Justiça no dia 12, no Rio.

Voltar ao topo