Japão interessado em álcool do Paraná

Diretores da empresa japonesa Fujiiyoshi, interessados na importação de álcool combustível paranaense, estiveram ontem com o vice-governador e secretário da Agricultura e Abastecimento, Orlando Pessuti. O encontro teve como objetivo detalhar as negociações que estão sendo feitas com a Associação de Produtores de Álcool e de Açúcar do Estado do Paraná (Alcopar), e assegurar o aval do governo do Estado para futura parceria.

O presidente da Alcopar, Anísio Tormena, acompanhou os representantes da empresa, Ryuchiro Fujii e Shigeru Komatsu, no encontro. Segundo Tormena, com a liberação do governo japonês para a adição de 3% de álcool carburante à gasolina, há uma possibilidade de exportação de 1,8 bilhão de litros de álcool, já que o consumo naquele país é de 60 bilhões de litros de gasolina/ano. “O Paraná produz atualmente 1,1 bilhão de litros de álcool, mas pode duplicar essa produção à medida que amplie o mercado para o produto”, disse Tormena.

Segundo o vice-governador, o governo do Paraná está em permanente discussão com o setor produtivo de álcool, visando ampliar a produção tanto para o consumo interno como para atender as exportações. “Nossa intenção é gerar mais empregos e renda”, disse Pessutti, lembrando que recentemente o governador Roberto Requião liderou a instalação de uma coalização de governadores com o objetivo de ampliar a produção do etanol no País. “Japão, China e Coréia têm interesse no produto brasileiro, mas querem se assegurar não só da qualidade como da garantia do fornecimento”, acrescentou.

Os representantes da Fujiiyoshi também visitaram o terminal de exportação de líquidos do Porto de Paranaguá e o Tecpar. “A missão veio para conhecer nossas instalações e também para contatar o governo do Estado, já que os japoneses dão muito valor à instituição governamental e não costumam firmar parcerias sem esse aval”, ressaltou o presidente da Alcopar.

Voltar ao topo