economia

Itamaraty diz que governo se mantém firme no processo de aproximação da OCDE

O secretário de Política Externa Comercial e Econômica, Norberto Moretti, ligado ao Ministério das Relações Exteriores, afirmou que o governo brasileiro se mantém firme na tentativa de fazer o Brasil ser aceito como membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“O processo não é simples, não é meramente técnico, é também político, mas não há nenhuma dúvida de que o governo se mantém firme na decisão de continuar no processo de aproximação”, disse o secretário, durante participação no Fórum de Investimentos Brasil 2019.

Os Estados Unidos negaram apoio a uma proposta de inclusão de novos países, como o Brasil, na OCDE. De acordo com fontes ouvidas pelo Estadão/Broadcast, a negativa foi dada a uma proposta apresentada pelo secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, de discutir a inclusão de um bloco de seis novos países na organização, que teria ainda nações europeias.

Em sua apresentação no evento, Moretti quis deixar claro que a entrada na OCDE vai além da política comercial, pois a organização se ocupa de uma ampla gama de temas. “É por meio de uma convergência regulatória crescente que nós vamos inserir o Brasil na economia mundial”, disse. “Não é suficiente ter economia aberta na política comercial, se o conjunto das outras políticas públicas não potencializa o aproveitamento delas pelos agentes econômicos”, afirmou também.

Voltar ao topo