Itaipu incentiva a agricultura orgânica

A Itaipu Binacional deu início ontem a um dos maiores programas voltados ao incentivo à agricultura orgânica no País, que, segundo o diretor-geral brasileiro da empresa, Jorge Samek, pode levar o Extremo Oeste do Paraná a “viver um novo ciclo”. Em conjunto com o diretor de Coordenação da binacional, Nelton Friedrich, Samek liberou R$ 753 mil para o início dos trabalhos de implantação do projeto de agricultura orgânica nos municípios lindeiros ao reservatório.

O projeto será desenvolvido em conjunto por Itaipu, Emater, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Sebrae. A meta, só para este ano, é que mais de 250 pequenos agricultores da região lindeira passem a desenvolver a agricultura orgânica, uma boa alternativa tanto do ponto de vista financeiro quanto em benefícios para o meio ambiente e a população.

Incentivo

Antes da liberação de recursos, o diretor de Coordenação, Nelton Friedrich, se reuniu com o presidente da Emater, Sabino Campos, e com o presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, Miguel Bayerle, para discutir os meios de incentivar ainda mais a prática da agricultura orgânica na região de influência do reservatório.

“Nosso objetivo é ampliar o número de propriedades familiares que utilizam esta prática”, diz Nelton Friedrich. Atualmente, das 15.676 propriedades agrícolas familiares existentes nos 16 municípios lindeiros, apenas cerca de cem fazem o plantio de produtos sem agrotóxicos.

Apelo

O apoio aos agricultores lindeiros é apenas uma das muitas medidas adotadas por itaipu para incentivar a geração de empregos na região. Jorge Samek, na solenidade de liberação dos recursos, apelou a todos no sentido de se fazer uma “força-tarefa” para garantir, por exemplo, mais faculdades a Foz do Iguaçu e trazer cooperativas agrícolas à região. Além disso, é preciso organizar eventos que provoquem a atração de mais turistas e façam com que permaneçam mais dias na região. “Só assim é possível gerar empregos”, afirmou.

Segundo Nelton Friedrich, o desenvolvimento e os benefícios produzidos pela massiva utilização de técnicas orgânicas na agricultura podem colaborar também com o desenvolvimento do turismo ecológico, setor que mais cresce nesta área de serviços.

Voltar ao topo