Israel anuncia descoberta de campo de gás natural

Duas subsidiárias da empresa Delek Group informaram neste domingo que descobriram uma grande reserva de gás natural na costa de Israel. As unidades da Delek chamadas Avner Oil Exploration e Delek Drilling, juntamente com a Noble Energy, disseram que testes revelaram que o campo de Talin, a 120 milhas da costa de Israel, contém entre 34 trilhões e 36,8 trilhões de litros de gás natural, cerca de 5,5 mil metros abaixo da superfície do mar. A empresa não disse quando espera que o campo entre em produção.

Esta descoberta ocorre uma semana depois de estas mesmas companhias informarem que a vida de seu campo de gás natural Yam Tethys não será tão longa quanto esperado.

As reservas estimadas do poço Mary B de Yam Tethy não são tão elevadas quanto previstas inicialmente e a utilização de suas reservas foram elevadas no último ano depois que este gás compensou as paralisações de suprimento do Egito em função dos ataques nos dutos.

Neste domingo, outra explosão foi registrada no duto do Egito na Península do Sinai. Este foi o décimo segundo ataque desde o início dos conflitos em 2011 que terminaram com a queda do presidente Hosni Mubarak.

A Delek também opera o campo Tamar, que tem uma reserva estimada de até 254,8 trilhões de litros de gás natural e deve iniciar suas atividades em 2013. As informações são da Dow Jones.