Isento sem declaração vai ficar sem o CPF

Quatorze milhões de contribuintes brasileiros poderão ter o seu CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) cancelado pela Receita Federal no início de fevereiro, por não terem entregue a declaração de isento por dois anos consecutivos. Esse foi o número de contribuintes que não entregaram a declaração em 2003. Os que perdem o prazo uma vez constam como pendentes até que regularizem sua situação. Caso a correção não seja feita, e a data limite seja perdida novamente no ano seguinte, o documento fica cancelado.

Em 2004, 8 milhões não cumpriram o prazo pela segunda vez e tiveram seus CPFs cancelados.

Para fazer a regularização, é preciso ir à Caixa Econômica Federal, ao Banco do Brasil ou aos Correios. Há uma cobrança de R$ 4,50. Isso pode ser feito até julho, que é quando começa o prazo de declaração de isento de 2005.

A Receita Federal disponibilizará no mês que vem um serviço para que a situação dos documentos seja conferida pela internet. Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, essa será a única forma de fazer a checagem.

De acordo com Adir, quem estiver irregular deve fazer a correção com urgência. Quem tiver o CPF cancelado não poderá abrir contas ou poupanças em bancos, tomar empréstimos, participar de concursos públicos, tirar passaporte, receber aposentadoria oficial, assinar financiamento habitacional oficial ou receber prêmio de loteria.

Voltar ao topo