economia

Iraque diz que Opep discute aprofundamento em cortes na produção de petróleo

Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) estão discutindo um aprofundamento no acordo de cortes na produção da commodity, segundo o ministro do Petróleo do Iraque, Bijan Zanganeh.

Em entrevista à rádio IRIB, Zanganeh afirmou que “o aumento da produção de petróleo dos EUA foi imprevisível e esse aumento é mais do que o que os membros da Opep previram. Estamos em consulta com os membros da Opep para nos preparar para uma nova decisão, mas tomar uma decisão nessa organização é muito difícil porque qualquer decisão significaria um corte de resultados pelos membros”.

Segundo Zanganeh, o Iraque está “consultando os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para prepará-los a tomar uma decisão de fazer novos cortes” na produção da commodity, mesmo que alguns membros acreditem que o impacto do último acordo de extensão na redução da oferta “ainda não entrou no mercado”.

Uma reunião do Comitê de Acompanhamento da Opep e dos membros fora do cartel está agendada para ocorrer na Rússia no fim de julho, com o local exato e a data ainda indefinidos.

Voltar ao topo