Irã negocia para colaborar na construção de refinaria na Espanha

Teerã, 10 (AE) – O Irã está em negociações para ajudar na construção de uma refinaria na Espanha, afirmou uma autoridade do setor de petróleo iraniano neste fim de semana. A notícia é divulgada no momento em que o país busca garantir compradores para seu petróleo, com a retirada do embargo europeu ao produto produzido em solo iraniano.

As negociações são realizadas no momento em que potências mundiais estão prestes a implementar um acordo relativo ao controverso programa nuclear iraniano. Teerã já disse que pretende aumentar suas exportações de petróleo em 1 milhão de barris ao dia, logo que o acordo entrar em vigor. O cenário no mercado, porém, é de forte queda nos preços, por causa do excesso de oferta.

Em declarações veiculadas pela agência oficial Islamic Republic News, Abbas Kazemi, diretor da estatal National Iranian Oil Refining and Distribution, disse no sábado que o Irã deve investir na construção de uma refinaria de petróleo na Espanha em parceria com empresas locais.

A refinaria teria a capacidade de refinar 200 mil barris de petróleo ao dia, integralmente produzido no país. “A maneira mais segura de aumentar as exportações é o investimento em refinarias no exterior. Com isso em mente, o Ministério do Petróleo quer investir em refinarias fora, cujo petróleo será fornecido pelo Irã”, disse a autoridade.

O Irã negocia com alguns governos na Europa, na Ásia e na América Central a compra de refinarias para “evitar a pressão de outros” grandes produtores, disse Kazemi. Segundo ele, Teerã também considera a compra de petroquímicas e de postos de gasolina fora do país. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo