Ipem reprova produtos agrícolas e veterinários

O Ipem do Paraná reprovou vários produtos veterinários e agrícolas examinados nos laboratórios do instituto durante operação especial que ocorreu entre os dias 23 de julho e 31 de agosto em Curitiba, Guarapuava, Londrina, Cascavel e Maringá. Foram visitados pelos técnicos aproximadamente 110 estabelecimentos que comercializam esses produtos. Dos 47 produtos verificados nos laboratórios do instituto, 44 foram reprovados e as empresas responsáveis já foram autuadas.

De acordo com Sérgio Camargo, gerente de Pré-Medidos do Ipem, ?a operação especial constatou muitas irregularidades, desde erro quantitativo até erro na simbologia legal empregada para descrever a unidade legal de comercialização (g, kg, ml, l)?. Cita como exemplo que foram verificadas 14 unidades do fertilizante mineral misto da Fertipar, dos quais 10 unidades que deveriam conter 50 kg apresentaram peso médio de 49,3 kg.

Camargo acrescenta que, na questão da altura dos caracteres indicativos, esse tipo de erro também é passível de autuação ?porque prejudica o consumidor na visualização clara e precisa do valor nominal do produto que está adquirindo?.

O gerente do Ipem informa ainda que, por causa das inúmeras irregularidades identificadas com a operação especial que verificou sementes, adubos, fertilizantes e rações para animais, esse tipo de trabalho será mais intensivo ao longo dos próximos meses. ?Utilizamos a mesma tática para materiais de construção e conseguimos que as tantas irregularidades encontradas na primeira operação fossem diminuídas?, conclui.

Produtos reprovados

No relatório final apresentado pelos técnicos do Ipem/PR ao final da operação especial constam como reprovados os seguintes produtos: milho Avipec; ração para suínos crescimento – Avipec; fertilizantes 04.14.08 Fertirico e mineral misto Fertipar; Plantmax Hortaliças HT Eucatex; calcário de conchas Cysy; fosfato simples Nitrisafra; Calcinit fertilizante mineral Yara; Fertilizante 15.00.15 Boutin; fertilizante mineral misto Sul Agrícola; concentrado para suíno Anhambi de 10 kg e de 25 kg; ração para aves Avipec; condicionador de solo Turfa Fértil; condicionador de solo hortaliças HT Eucatex; nitrato (duplo de sódio e potássio) Nitrobrás; alimento para gatos Leroy; ração para cachorro Frolic; mistura para canário (sem marca); ração para aves Lar; carne recheada para cachorro Pedigree; e suplementos minerais Confi-Sal, Sal 1560, Reprodução e Engorda c/ADE todos da Minerphós.

As empresas autuadas têm um prazo de 10 dias para apresentação de defesa prévia.

Voltar ao topo