Ipem participa da ?Operação Viva o Verão?

Oito equipes do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – Ipem estarão participando da ?Operação Viva o Verão? nas praias paranaenses. Cada equipe será composta de um técnico, um auxiliar e um veículo e os trabalhos alcançarão toda a extensão do movimentado litoral paranaense, cobrindo a área que vai desde a Praia de Coroados, em Guaratuba, até Pontal do Sul, em Pontal do Paraná.

Serão quatro equipes para verificação e fiscalização de instrumentos, englobando balanças, bombas medidoras de combustíveis, medidas de volume e medidas de comprimento nos estabelecimentos comerciais da orla. Na verificação de balanças, os técnicos do IPEM englobam todas as categorias, desde aquelas do mercado de peixes, dos açougues, supermercados e das feiras ao ar livre, até as mais sofisticadas, de farmácias e restaurantes que servem alimento pronto para consumo imediato, na comercialização por quilo.

Duas equipes serão responsáveis pela fiscalização de produtos pré-medidos, como refrigerantes, cervejas, água mineral, refrescos líquidos e em pó, protetor solar, produtos de auto-serviços dos supermercados e panificadoras, pescados congelados; e materiais de construção. Outras duas equipes estarão encarregadas da fiscalização de produtos certificados e produtos com conformidade avaliada, que são os produtos têxteis, mangueira e registro para GLP, brinquedos, preservativos masculinos, dispositivos elétricos de baixa tensão para uso residencial, isqueiros, capacetes para motocicletas, pneus para automóvel e motos, extintores de incêndio, fogões e bebedouros elétricos.

Atendimento especial

Além do serviço de rotina de seus técnicos, o Ipem também terá contato direto com o veranista, com uma tenda armada na Feira de Serviços – Paraná em Ação, instalada na Praia Central de Guaratuba. No local estarão dois técnicos do instituto para fornecer informações e também receber denúncias de possíveis irregularidades em produtos comercializados no litoral, que serão imediatamente transmitidas às equipes de fiscalização.

Haverá também uma balança para pesagem de pessoas e produtos para demonstração, como capacetes para motociclistas, brinquedos, pneus, preservativos e outros que possam servir para esclarecer o consumidor sobre a diferença entre os produtos regulares e irregulares e a forma de detectar essa diferença no momento de comprá-los.

Voltar ao topo