Ipem inicia projeto sobre barreiras à exportação

Um trabalho pioneiro está sendo implantado no Brasil pelo Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – Ipem. Graças ao êxito do “Programa Especial de Orientação – Peso”, lançado no primeiro semestre, o instituto paranaense foi escolhido pelo Inmetro para servir de base ao “Ponto Focal de Barreiras Técnicas às Exportações”, uma ação que pretende dar ao produtor recursos para superar as dificuldades de exportação que alguns produtos brasileiros enfrentam hoje ao competir no mercado internacional.

Para tanto, esteve ontem em Curitiba à convite do Presidente do Ipem-PR, Leonaldo Paranhos, a Coordenadora Geral de Articulação Internacional do Inmetro, Mayard Samis Zolotar, que, em encontro com gerentes regionais e técnicos do Ipem repassou as medidas e providências a serem tomadas com o objetivo de facilitar o acesso dos produtores de todo o Paraná às exigências do mercado internacional.

Serão seis serviços disponibilizados pelo programa, que irão desde as informações ao exportador em potencial sobre países possivelmente interessados em seu produto, até a denúncia de barreiras técnicas a partir do próprio produtor, como forma de abastecer o Inmetro de informações novas a fim de que sejam criadas soluções para os impasses apresentados.

Todas as informações disponíveis sobre as restrições técnicas dos 147 países ligados à OMC já estão disponíveis no site do Inmetro, e os técnicos do Ipem estarão servindo como intermediários para levar ao produtor uma espécie de guia de acesso rápido a essas informações, formando um link entre o Estado e o “Ponto Focal de Barreiras Técnicas às Exportações” no site do Inmetro. “Tendo conhecimento do que o mercado internacional exige, o produtor poderá dedicar mais tempo ao planejamento, sem esbarrar com dificuldades lá na frente, quando tiver de negociar com os importadores” – completa Mayard.

Voltar ao topo