Ipem fiscaliza venda de produtos juninos

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem), pertencente ao Governo do Estado, iniciou a coleta dos produtos que já estão sendo comercializados para as festas juninas. A fiscalização começou com o acompanhamento prévio dos produtos nas gôndolas de supermercados e em pontos de venda de especiais. Alguns artigos são recolhidos para exames no laboratório do Instituto, a fim de comprovar se atendem as especificações da embalagem.
A função do Ipem é verificar formas e medidas dos produtos comercializados e comprovar se estão de acordo com o peso e a medida. Estão sendo coletadas amostras de produtos como milho de pipoca, vinhos populares (utilizados para fazer quentão), cachaça, canjica e doces específicos como pé-de-moleque, paçoca, amendoim, doce de abóbora e outros preferidos nas festas desta época do ano.
São coletados para análise três unidades de cada marca. Caso seja constatada alguma irregularidade, os técnicos voltam ao ponto de venda e recolhem uma amostra maior do lote que está sendo comercializado, para a realização de um segundo exame, mais detalhado. Na nova análise é feito um convite ao fabricante ou ao revendedor do produto para que acompanhe a pesagem oficial, em data e horário pré-estabelecidos.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.