Ipem fiscaliza comércio no litoral do Estado

Os técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná encontraram poucas irregularidades nos produtos analisados durante a Operação Verão, que ocorreu em estabelecimentos comerciais do litoral paranaense, entre os dias 18 de dezembro e 25 de janeiro.

Dos 1.174 itens verificados, somando 5.870 unidades, somente um produto – xarope artificial de groselha Glup Glup – foi reprovado por falta quantitativa e nenhuma irregularidade foi encontrada nas especificações contidas nas embalagens dos produtos analisados.

?O resultado pode ser considerado excelente se comparado ao volume de itens verificados?, comemora o diretor-presidente do Ipem, Marco Antonio Berberi.

Esta operação, encerrada no último dia 25, foi realizada pela Gerência de Pré-Medidos e teve como principal objetivo verificar os produtos mais consumidos durante a temporada de verão nos municípios do litoral paranaense.

Os técnicos do Ipem visitaram 80 estabelecimentos comerciais para realizar pré-exames e recolher amostras de protetores solares, bebidas, sucos, refrigerantes, água mineral, entre outros.

Além da operação realizada pela Gerência de Pré-Medidos, os técnicos do Ipem ligados à Gerência de Fiscalização de Produtos com a Conformidade Avaliada também estão atuando na Operação Verão do governo do Estado.

Fiscalizando tudo

O trabalho de fiscalização do Ipem é dividido em três áreas, conforme as atribuições a serem cumpridas. Além do trabalho executado pelos técnicos da Gerência de Fiscalização de Produtos com a Conformidade Avaliada, durante todo o curso da operação, os técnicos da Gerência de Pré-Medidos do instituto verificaram os artigos mais consumidos pelos veranistas paranaenses, como sucos, água mineral, refrigerantes, refrescos líquidos e em pó, protetores solares, hidratantes e outros produtos da estação.

No setor de verificação metrológica, os responsáveis pela fiscalização de instrumentos de pesar e medir estão verificando balanças, bombas medidoras de combustível, medidas de volume e medidas de comprimento nos estabelecimentos comerciais da orla. Na verificação de balanças, os técnicos do Ipem englobam todas as categorias, desde aquelas do mercado de peixes, dos açougues, supermercados e das feiras ao ar livre até as mais sofisticadas, de farmácias e restaurantes que servem alimento pronto para consumo imediato, na comercialização por quilo.

Voltar ao topo