Ipem autua produtos natalinos irregulares

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – Ipem encontrou irregularidades nos produtos natalinos fiscalizados nos últimos dias em todo o Estado do Paraná. o Instituto ainda está concluindo a verificação de produtos específicos de consumo nas festas de fim de ano, como panetones, castanhas, nozes e frutas secas, mas já tem alguns resultados. O objetivo é conferir se o consumidor está levando para casa artigos com qualidade em conformidade e os técnicos do instituto verificam se as dimensões e o peso dos produtos estão de acordo com o que está detalhado na embalagem.

Na operação especial de Natal, já foram computadas visitas a 120 estabelecimentos comerciais no Estado, num total de 3.175 unidades examinadas. Dessas, 2.700 no próprio local de revenda e outras 475 remetidas ao laboratório do Ipem. Foram lavrados 23 autos de infração por falta de indicação do peso do produto e outros 16 por irregularidade na embalagem. Foram reprovados vários panetones, a maioria sem marca (daqueles fabricados especialmente para supermercados), além de outros com as marcas "Doce D?Oce", "Da Casa", "Caratuvai" e "Van Cake". Também não passaram nos exames de laboratório cestas natalinas, embalagens de bacalhau, nozes e frutas cristalizadas sem marca; vinho branco Sugari, Garilbaldi e Aliança; vinho tinto Forqueta, nozes pecã "Nozes & Cia", damasco seco e ameixa sem caroço Extra, bolachão de mel Bid Bom e Nozes descascadas La Violetera, por haver diferença de peso entre o descrito na embalagem e o realmente constatado, erro de simbologia ou sem indicação de conteúdo.

José Antonio Fonseca, presidente do IPEM, explica que com a verificação de produtos de época, é possível executar um trabalho que apresenta tranqüilidade de consumo ao cidadão, tendo em vista que a variedade e oferta de produtos são grandes.

O Ipem

O Ipem é uma autarquia ligada à Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul e tem como missão atender às necessidades e expectativas dos clientes e da sociedade, com inovação e desenvolvimento tecnológico, no âmbito da metrologia e da qualidade de bens e serviços. Entre suas atividades, está: verificar e fiscalizar instrumentos metrológicos e o emprego correto das unidades legais de medidas e respectivos símbolos, bem como a comercialização de produtos com a conformidade certificada compulsoriamente.

Também cabe ao órgão verificar a volumetria de veículos e vagões utilizados no transporte rodoviário e ferroviário de produtos perigosos. O Ipem possui poderes para interditar e apreender instrumentos ou produtos que se apresentarem em desacordo com as especificações legais.

Voltar ao topo