O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) apreendeu 234 brinquedos, que estavam sendo comercializados sem o selo do Inmetro, e 277 luminárias piscas-piscas, por conterem materiais ferrosos nas partes destinadas à condução de energia elétrica. Este foi o resultado da ?Operação Natal?, realizada pelo Ipem em todo o Paraná entre os dias 4 e 7 de dezembro, com objetivo de garantir a qualidade dos produtos mais comercializados nesta época do ano.
?Os comerciantes estão se adaptando cada vez mais às normas estabelecidas pela legislação para comercializar seus produtos, por isso o número de apreensões pode ser considerado baixo?, disse o gerente de Fiscalização do Ipem, Roberto Tamari. ?Isso se deve ao trabalho efetivo de fiscalização desenvolvido pelos técnicos do Ipem?, completou.
Durante a ?Operação Natal? foram fiscalizados 59.752 brinquedos e 234 foram apreendidos por estarem sendo comercializados sem o selo do Inmetro. ?Estes brinquedos não têm a garantia do atendimento à norma brasileira de segurança?, explica Tamari, alertando aos consumidores para que adquiram somente brinquedos garantidos pelo Inmetro.
?Infelizmente as luminárias pisca-pisca ainda não possuem o selo do Inmetro e não há como adquirí-las com esta garantia de segurança?, disse Tamari. ?É necessário que os consumidores procurem comprá-las em estabelecimentos comerciais formalmente estabelecidos e sempre solicitando a nota-fiscal?, recomendou. Foram fiscalizadas 9.365 unidades de luminárias, entre as quais 277 foram apreendidas por conterem materiais ferrosos nas partes destinadas à condução de energia elétrica, o que pode acarretar acidentes, principalmente curtos circuitos.