Ipem analisa amostras de material escolar

Já se encontram no laboratório do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná Ipem, as amostras de material escolar recolhidas para verificação. A exemplo do que acontece todos os anos, a Gerência de Pré-Medidos do instituto aproveita o período de grande procura desses produtos para fiscalizar e verificar se não há irregularidades na comercialização.

Estão sendo analisadas amostras de cadernos, colas, massas de modelar, papel sulfite, giz, corretivos líquidos, tintas, giz, cadernetas, papel A-4, clips e fita adesiva e se alguma irregularidade for constatada, o revendedor e o fabricante do produto em questão serão chamados para o acompanhamento do exame da contraprova.

Nos anos anteriores praticamente nenhuma irregularidade foi encontrada nos produtos examinados. O relatório final das análises será divulgado no fim do mês, ainda antes do Carnaval. A programação da Gerência de Pré-Medidos prevê em seguida a coleta de material para a próxima empreitada, de produtos e higiene e limpeza, como Shampoos, Cremes Dentais, detergentes líquidos e em pó, águas sanitárias, sabões, sabonetes.

O trabalho

Um dos principais aliados do consumidor, o Ipem tem como missão atender às necessidades e expectativas dos clientes e da sociedade, com inovação e desenvolvimento tecnológico, no âmbito da metrologia e da qualidade de bens e serviços. Entre suas atividades, está verificar e fiscalizar instrumentos metrológicos e o emprego correto das unidades legais de medidas e respectivos símbolos, bem como a comercialização de produtos com a conformidade certificada compulsoriamente. Também cabe ao órgão verificar a volumetria de veículos e vagões utilizados no transporte rodoviário e ferroviário de produtos perigosos. O Ipem possui poderes para interditar e apreender instrumentos ou produtos que se apresentarem em desacordo com as especificações legais.

Cabe ao Ipem o controle, a verificação e a inspeção de produtos pré-medidos (medidos/pesados sem a presença do consumidor), tais como alimentos empacotados, produtos de higiene e limpeza, nos aspectos das quantidades do produtos comercializados (aproximadamente 60 mil itens num supermercado de porte médio), correta indicação e posicionamento nas embalagens e observância das tolerâncias admitidas. Outra função é a supervisão metrológica na fabricação, utilização, manutenção, instalação e conserto de instrumentos de medição ou medidas materializadas, além da fiscalização de produtos com a conformidade compulsoriamente avaliada nas áreas de saúde, segurança e proteção do meio ambiente tais como, brinquedos, preservativos masculinos, capacetes de motociclistas e veículos usados no transporte de produtos perigosos.

Também é da competência do instituto a fiscalização, no comércio, dos produtos com a conformidade regulamentada, tais como têxteis, dispositivos elétricos entre outros.

Voltar ao topo