Ipem acha irregularidades em produtos natalinos

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – Ipem, encontrou algumas irregularidades em produtos natalinos que estão sendo comercializados no Estado. A Gerência de Pré-Medidos do instituto está realizando exames de laboratório em três tipos de panetone, que, a princípio, não estariam oferecendo peso em conformidade com o descrito na embalagem.

Sérgio Camargo, o gerente responsável pelo setor, explica não se tratar de panetones de marcas conhecidas e sim alguns daqueles feitos exclusivamente para ser vendidos em determinados estabelecimentos comerciais.

As análises finais ainda estarão sendo realizadas e o resultado deverá ser divulgado até a próxima semana, quando os demais produtos coletados também terão o parecer divulgado. Outra irregularidade encontrada seria com uma determinada marca de espumante, mas a divulgação do nome do produto ainda depende de constatação definitiva da irregularidade na contraprova.

Através de sua sede central em Curitiba e de suas regionais no interior, o Ipem está concluindo a fiscalização de produtos específicos de consumo nas festas de fim de ano, como panetones, castanhas, nozes e passas. O objetivo é conferir se o consumidor está levando para casa artigos com qualidade em conformidade e os técnicos do instituto verificam se as dimensões e o peso dos produtos estão de acordo com o que está detalhado na embalagem.

Os técnicos do instituto visitam os estabelecimentos comerciais para fazer, no local, pré-exames. Em alguns casos, os produtos são pesados na presença do proprietário ou representante da loja. Se surgirem indícios de irregularidade, são recolhidas amostras para exames em laboratório. Os proprietários ou representantes da loja são sempre convidados para acompanhar os exames. Já outros artigos, como panetones e garrafas de vinho e espumantes, são coletados para ser examinados no laboratório do instituto, também com direito à presença dos revendedores ou fabricantes quando da realização do exame de contraprova.

O Ipem possui poderes para interditar e apreender instrumentos ou produtos que se apresentarem em desacordo com as especificações legais.

Cabe ao instituto o controle, a verificação e a inspeção de produtos pré-medidos (medidos/pesados sem a presença do consumidor), tais como alimentos empacotados, produtos de higiene e limpeza, nos aspectos das quantidades do produtos comercializados (aproximadamente 60 mil itens num supermercado de porte médio), correta indicação e posicionamento nas embalagens e observância das tolerâncias admitidas.

Outra função é a supervisão metrológica na fabricação, utilização, manutenção, instalação e conserto de instrumentos de medição ou medidas materializadas, além da fiscalização de produtos com a conformidade compulsoriamente avaliada nas áreas de saúde, segurança e proteção do meio ambiente, tais como brinquedos, preservativos masculinos, capacetes de motociclista e veículos usados no transporte de produtos perigosos.

Também é da competência do instituto a fiscalização, no comércio, dos produtos com a conformidade regulamentada, tais como têxteis, dispositivos elétricos, entre outros.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.