economia

IPCA terá reajuste de monitorados e fevereiro traz impacto de Educação, diz IBGE

Apesar da manutenção da bandeira verde incidente sobre as contas de luz, reajustes previstos em alguns itens monitorados devem pesar na inflação de fevereiro. No entanto, o que costuma ter impacto mais acentuado é o aumento das mensalidades escolares, ressaltou Fernando Gonçalves, gerente da Coordenação de Índices de Preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os itens mais caros em fevereiro em algumas regiões estão água e esgoto, gás encanado, ônibus urbano, táxi, trem, metrô, ônibus intermunicipal e pedágio.

“Provavelmente Educação vai pesar mais”, previu Gonçalves.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve elevação de 0,29% em janeiro. Dois dos nove grupos que integram o índice registraram redução de preços. Os gastos com Habitação recuaram 0,85% em janeiro, enquanto as despesas com Vestuário diminuíram 0,98%.

Por outro lado, os preços subiram em Alimentação e bebidas (0,74%), Transportes (1,10%), Saúde e cuidados pessoais (0,42%), Despesas pessoais (0,22%), Educação (0,22%), Artigos de residência (0,14%) e Comunicação (0,11%).

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.