economia

IPCA de novembro fica em -0,21% ante 0,45% em outubro, afirma IBGE

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou novembro com queda de 0,21% ante um aumento de 0,45% em outubro, informou nesta sexta-feira, 7, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a menor taxa do IPCA para meses de novembro desde a implantação do Plano Real, em 1994.

O resultado ficou abaixo das previsões obtidas a partir do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que previam de uma queda de 0,14% a uma alta de 0,01%, com mediana de -0,10%.

A taxa acumulada pela inflação no ano foi de 3,59%. Em 12 meses, o IPCA acumulou alta de 4,05%, resultado que também veio abaixo das projeções dos analistas, que iam de 4,10% a 4,27%, com mediana positiva de 4,15%. Nesse intervalo de tempo, o IPCA está abaixo do centro da meta de inflação, de 4,50%.

Os técnicos do IBGE concedem entrevista coletiva ainda na manhã desta sexta para comentar os resultados.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.