economia

IPC-Fipe desacelera para 0,58% na 3ª quadrissemana de janeiro

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, subiu 0,58% na terceira quadrissemana de janeiro, mostrando desaceleração ante o ganho de 0,69% verificado na segunda quadrissemana do mês, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Três dos sete componentes do IPC subiram com menos força na terceira quadrissemana do que na leitura anterior. No caso de Habitação, os custos avançaram 0,39%, após registrarem alta de 0,71% na segunda quadrissemana de janeiro. Em Transportes, o aumento foi de 0,69% na segunda quadrissemana para 0,60% na terceira, e em Despesas Pessoais, de 0,46% para 0,26%.

Além disso, os preços de vestuário tiveram queda de 0,22% na terceira quadrissemana, contrastando com o acréscimo de 0,67% da prévia anterior.

Por outro lado, os preços dos demais itens avançaram de forma mais acentuada na última pesquisa. Educação voltou a ser destaque, com salto de 4,60% na terceira quadrissemana, comparado à alta de 2,66% da segunda leitura do mês. Já em Alimentação, o avanço foi de 0,63% na segunda quadrissemana para 0,68% na terceira e, em Saúde, de 0,35% para 0,62%.

Veja abaixo as variações dos componentes do IPC na terceira quadrissemana de janeiro:

Habitação: 0,39%

Alimentação: 0,68%

Transportes: 0,60%

Despesas Pessoais: 0,26%

Saúde: 0,62%

Vestuário: -0,22%

Educação: 4,60%

Índice Geral: 0,58%

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.