“Investimentos somarão R$ 2 trilhões até 2017”, afirma Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (2) duvidar que em 500 anos de história do Brasil “alguém tenha vivido um momento como o de hoje”. Segundo o presidente, até 2017 os investimentos totais na economia brasileira deverão ultrapassar os R$ 2 trilhões. Lula faz, nesta tarde, discurso para uma platéia de empresários e políticos em Vitória, no Espírito Santo.

Mais cedo, Lula esteve na plataforma P-34, no Campo de Jubarte, onde extraiu o primeiro óleo da camada pré-sal. O presidente voltou a fazer brincadeiras com relação ao pré-sal. “Estamos cavando tão fundo que qualquer dia vai ter um japonês na broca e vamos ter problemas internacionais”.

O presidente Lula também se lembrou da primeira vez em que o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e o diretor de exploração e produção da empresa, Guilherme Estrella, foram ao Palácio do Planalto para falar do pré-sal. “Um belo dia eles me apareceram com um monte de mapa para mostrar que tínhamos ido longe. Até então eu só conhecia sal na cozinha de casa, para o churrasco e para a salada”. O presidente arrancou gargalhadas da platéia ao dizer que depois da conversa com os dois executivos da Petrobras tinha ficado com dúvidas se eles não estavam querendo enganá-lo. “Fiquei três dias me perguntando porque vocês tinham me enganado e ainda queriam segredo”, disse, apontando para os dois.

Lula disse ainda em tom de brincadeira que o mapa mostrado por Estrella e Gabrielli mostrava ainda os continentes da África e da América do Sul juntos e que depois da separação se formou ali o pré-sal.