Autoridades na assinatura dos convênios.

O Superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Eduardo Requião, anunciou o resultado da parceria entre o Porto Público de Paranaguá e a iniciativa privada: o investimento de R$ 117 milhões. A injeção de recursos virá de projetos traçados pela Coamo, Coinbra, Cotriguaçu, União Volpak, Rocha Top, CBL, Céu Azul e Cattalini, empresas de grande porte, já instaladas no Porto de Paranaguá e que estão aumentando sua participação na movimentação portuária, graças a investimentos que estão sendo programados para acontecer nos próximos 8 meses.

No total, os recursos investidos em melhorias serão direcionados, na sua maioria, na ampliação da capacidade de recebimento e armazenagem de produtos, até a implantação de terminais especializados na movimentação de cargas. As obras terão início em 60 dias.

O anúncio dos novos investimentos aconteceu ontem, em Paranaguá e contou com a presença do Governador do Estado, Roberto Requião. Os recursos que serão injetados foram autorizados pela APPA depois de um amplo estudo técnico que avaliou, entre outros aspectos, a importância e as viabilidades operacional e econômica de cada investimento. “Apoiamos a presença da iniciativa privada no Porto, mas sem monopólios. Este conjunto de melhorias coloca o Porto de Paranaguá em condições de fazer frente à demanda gerada pelo incremento do agronegócio do Paraná. São investimentos maciços que mostram a pujança deste Estado e deste Porto, prontos para competirem igualmente com os demais portos brasileiros e se destacarem no cenário nacional, firmando-se como o primeiro do País na movimentação de granéis sólidos e o líder latino-americano na exportação de soja”, comentou o dirigente.

Iniciativa privada

Segundo Eduardo Requião, a assinatura do contrato de investimentos representa a confirmação de uma parceira entre o Porto Público e iniciativa privada.

Neste ano, os portos do Paraná devem superar a marca de 30 milhões de toneladas movimentadas. Com as obras anunciadas e o incremento na produção agrícola brasileira e paranaense, o volume, que já é recorde, deverá ser ainda maior no próximo ano.

Além dos investimentos anunciados ontem, o porto de Paranaguá se prepara para receber novos recursos, desta vez, do Governo Federal, através do repasse de R$ 160 milhões (com contrapartida de 20% por parte do Estado), que serão direcionados ao aumento do Porto à Oeste, o chamado Projeto Cais Oeste, criando outros três berços (que se somam aos 16 existentes) e aumentando significativamente a capacidade de movimentação de cargas. “Fecharemos este ano com mais de 30 milhões de toneladas movimentadas e a expectativa de crescermos ainda mais no próximo ano”, disse Requião.

Melhorias

O Porto de Paranaguá contará com três novas moegas e três novas esteiras. A capacidade de armazenamento será ampliada, agregando 286 mil toneladas ao total existente no Porto, significando um aumento de 12% sobre a capacidade total atualmente disponível, o que representa que em um só ano, o Porto de Paranaguá teria um aumento na mesma proporção no espaço de armazenagem, em relação a tudo o que foi construído até hoje no Porto. “É como se contássemos com mais três “Silão”, disse o Superintendente da APPA, Eduardo Requião, referindo-se ao Silo Público com capacidade para 100 mil toneladas. No total, o Porto de Paranaguá tem atualmente capacidade de armazenagem de mais de 1,2 milhão de toneladas.

Cada uma das moegas ferroviárias vai representar um incremento ao sistema de 4,5 mil toneladas/hora ou a descarga de 150 caminhões carregados com granéis sólidos por hora de funcionamento, assim que o sistema entre em funcionamento.

Onde o dinheiro será aplicado

Coamo Ampliação em 50 mil toneladas da capacidade estática da fábrica e o novo desvio ferroviário. Valor do investimento: R$ 18 milhões

Cotriguaçu Instalação de Moega Rodoferroviária para 1,5 mil toneladas/hora e implantação da segunda linha da correia transportadora, com capacidade de 1,5 mil toneladas/hora. Valor do investimento: R$ 20 milhões.

União Volpak Aumento da capacidade de tancagem para granéis líquidos em 15 mil m³. Valor do investimento: R$ 7 milhões.

Rocha Top Implantação de um terminal para exportação de granéis sólidos para 100 mil toneladas e implantação de linha transportadora de correia para 1,5 mil toneladas/hora. Valor do investimento: R$ 25 milhões.

CBL Aumento da capacidade estática de armazenamento de granéis sólidos, em 40 mil toneladas, interligando ao terminal de exportação já existente. Valor do investimento: R$ 10 milhões.

Céu Azul Implantação de um terminal para exportação de granéis sólidos para 56,5 mil toneladas e implantação de linha transportadora de correia para 1,5 mil toneladas/hora. Valor do investimento: R$ 20 milhões.

Cattalini Construção de Dolfin de atracação no píer para movimentação de granéis líquidos, para navios de comprimento menor que 100 metros. Valor do investimento: R$ 2 milhões.

Coinbra Aumento da capacidade estática de armazenamento de granéis sólidos em 40 mil toneladas, interligando ao terminal de exportação já existente. Valor do investimento: R$ 15 milhões.

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