Investimento publicitário crescerá 4,7% até o final do ano

O investimento no mercado publicitário deve atingir R$ 10 bilhões até o final do ano. Isso representa crescimento de 4,7% em relação ao ano passado (R$ 9,5 bilhões). A projeção é apontada pelo estudo Mídia e Mercado ? Investimento Publicitário, realizado pelo IBOPE Inteligência, empresa pertencente à holding IBOPE.com.

O relatório foi realizado em parceria com a consultoria Booz Allen & Hamilton e analisa 14 setores que representam 50% de participação na mídia. Na pesquisa, dos setores analisados, oito apresentaram projeção de crescimento na participação do “bolo publicitário”. Os outros segmentos, entre eles, derivados de trigo, carnes e lacticínios, não terão o mesmo desempenho.

Setores anunciantes

Eletroeletrônicos

O maior investimento em publicidade deve ser feito pelo setor de eletroeletrônicos. Para 2002, espera-se uma retomada dos investimentos, com um incremento de 10,4% em relação ao último ano. Em 2001, a verba publicitária caiu 15% comparada a 2000. Isso porque o setor sofreu uma queda de 6,8% em suas vendas devido ao racionamento de energia e a indústria de mídia foi deixada de lado.

Automóveis: Investimento no ponto de venda

Outro setor que deve crescer este ano é o Automotivo, dividido nos segmentos Revenda e Montadora. O investimento publicitário das revendas deverá crescer 9% até o final do ano. Em contrapartida, a verba publicitária das montadoras deve cair 3% até dezembro.

Essa diferença na aplicação de verbas foi influenciada, conforme o relatório, pela necessidade de aumentar as vendas de automóveis no curto prazo. Dessa forma, ocorreu queda de investimento publicitário das marcas, em favorecimento das campanhas de vendas das concessionárias autorizadas e feirões.

Telecom

O investimento publicitário do setor de telecomunicações deve crescer 7% até dezembro, acompanhando o crescimento do faturamento, que deve ser de 5,9%. O setor analisado engloba não apenas as operadoras de telefonia como as empresas de Internet. Essas empresas representaram 25% do investimento do setor em 2001.

Bebidas

A previsão de crescimento real para o setor até dezembro é de 1,2% em relação a 2001, mas esse percentual não recupera a queda no investimento publicitário de 2,2% registrado no ano passado.

O Sindicerv estima que as fabricantes conseguirão aumentar o volume físico de vendas em 4,5% em relação ao ano anterior, impulsionados pelo alto consumo durante a Copa do Mundo e pela possível melhora da economia como um todo.

Farmacêutico

A indústria farmacêutica deverá reduzir em 1,9% a verba de mídia com relação a 2001. Há cinco anos, o setor tinha 6,4% de participação no “bolo publicitário”. Este ano a participação será de 4,8%. O investimento foi comprometido devido o controle de preços pelo governo, insumos que variam com o dólar e turbulências no cenário macro-econômico (crise energética e na Argentina).

Metodologia

Para chegar a projeção de crescimento foi realizado o cruzamento de categorias do IBOPE Monitor com setores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em um segundo momento, o ajuste dos valores do Monitor entre 1996 e 2001 (em reais, corrigidos pela inflação), a partir de dados do projeto Inter-Meios foi analisado.

Também foi criado um modelo de correlação entre os dados de receita e valor do investimento em publicidade, expurgando efeitos de descontinuidades, e validação estatística dos índices de correlação obtidos.

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